Higiene Natural Noturna hoje ou Xixi na cama amanhã?
- Fernanda Paz
- 30 de jun.
- 6 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

O xixi na cama é uma realidade normalizada na sociedade. Colchões ao sol aqui, uma chacota no bairro ali, o assunto no almoço da família acolá, uma cobrança sem fim em cima da criança, cancelam a água depois das 18h. É um "deusnosacuda" porque ninguém sabe o que está fazendo.
Nem a família sabe como lidar, nem a criança.
Afinal, a fralda sempre esteve ali fazendo o papel de captar as eliminações, de repente, do nada, ela é retirada e se espera que isso ligue um botãozinho no cérebro do bebê e ele passe a avisar quando precisa fazer xixi, a segurar até o momento em que possa fazê-lo, acertar o lugar certo e, ainda, a expectativa mais longínqua: que nunca mais faça xixi durante a noite.
Só que não é bem assim!
Porque aquele corpinho desde o nascimento sabia quando queria fazer xixi, ele avisava, mas foi sendo silenciado ao longo dos seus 2 anos, 3 anos, 4 anos... Toda vez que despertou, foi forçado a dormir novamente, toda vez que encheu a fralda, foi obrigado a dormir com ela cheia, toda vez que chorou e se contorceu, foi amamentado ou ninado e até medicado, todas as formas de comunicação desenvolvidas pelas tecnologias ancestrais humanas daquele corpinho foram aquietadas para cumprir a função social de "silêncio" e "ocultação das necessidades primitivas". Aquele corpinho foi condicionado a fazer xixi sem critério, sem sinal, sem despertar.
E, como seria possível identificar o xixi noturno para auxiliar a criança e modificar esse padrão de forma positiva? Quais os sinais de xixi noturno?
São muitos, por exemplo, o bebê faz uns chorinhos como se fosse um cachorrinho filhote ou acorda já chorando ou mexe demasiadamente mãos e pés ou fica empurrando as cobertas, se remexendo muito na cama, você pensa que ele está sonhando. Se o bebê mama no peito agarra o seio e não solta mais, se dorme no próprio quarto vai para a cama dos pais de madrugada, o sono fica muito agitado, são vários micro despertares e um eterno limbo entre acordar e dormir mas, nem acorda nem dorme, sabe como é?

“O choro combinado com a abertura dos olhos e movimentos corporais, pode ser classificado como um sinal de excitação. Esses sinais podem ser presentes mesmo que a criança não acorde totalmente” (Sillen e Hjalmas, 2004).
Morokuma em seu estudo “Relação entre a resposta à excitação em recém-nascidos antes da micção e fazer xixi na cama entre 5 a 7 anos de idade”, através da observação de 13 bebês nascidos a termo identificou o movimento da pálpebra com gravador de vídeo somado à detecção da fralda molhada e
concluiu que os bebês abrem os olhos chorando quando precisam urinar (MOROKUMA, et., al., 2013 apud Vermandel, et., al., 2020).
Em outras palavras, o corpo humano foi desenvolvido para um "despertar cortical" (aviso do corpo ao cérebro e do cérebro ao corpo) como um anúncio da necessidade de fazer xixi mesmo enquanto dorme, isso desencadeia micro despertares, choro, corpo remexendo, chutes, empurrões, impossibilidade de entrar no sono profundo, inclusive alteração na frequência respiratória e na frequência cardíaca.
E tudo isso é sabedoria de uma tecnologia ancestral humana, pois o bebê das cavernas não sobreviveria envolto em fezes e urina.
Mas, para o bebê moderno está sendo diferente, porque o fato de ter o xixi ignorado repetidamente, faz com que "aquele corpo" tenha "aquele aprendizado" e passe a ignorar o xixi de modo que normalize inclusive a sensação de ficar úmido com frequência, até mesmo dormindo.
Não por acaso, um estudo transversal de Xi Zeng (entre outros, 2019) na China continental, os pesquisadores identificaram que o começo tardio da prática da Comunicação de Eliminação está desencadeando o consequente aumento dos índices de enurese noturna (o famoso xixi na cama) entre as crianças. Outro estudo de 2020 (Xing Li, entre outros) associou o uso excessivo de fraldas descartáveis na infância com a enurese noturna primária em crianças, concluindo que as crianças com diagnóstico de enurese primária após 5 anos de idade pararam de usar fraldas descartáveis durante o dia mais tarde do que as crianças da mesma idade sem enurese.
A enurese noturna (EN), ou simplesmente xixi na cama, é um dos problemas pediátricos mais comuns relacionados ao sono. Os dados sobre os padrões de sono em crianças com EN são conflitantes. Um estudo de Polissonografia e padrão de secreção de hormônio antidiurético (ADH) em crianças com enurese noturna primária teve por objetivo estudar a arquitetura do sono, problemas respiratórios associados e sua relação com o hormônio antidiurético (ADH) em crianças com EN primária.
Este estudo incluiu 31 crianças de 6 a 18 anos com EN monossintomática primária e 16 controles saudáveis pareados. Eles foram submetidos a uma única polissonografia durante a noite e avaliação dos níveis de ADH das 9-11 da manhã e das 9 às 11 da noite.
Resultados: Crianças enuréticas tiveram latência do sono (tempo levado para pegar no sono) significativamente prolongada e maior porcentagem de estágio N1 (caracterizado pela presença predominante de ondas cerebrais de baixa frequência e amplitude - ondas teta - redução da atividade muscular em relação à vigília e movimentos oculares lentos), menos tempo total de sono, menor eficiência do sono e menor porcentagem de sono de movimento rápido dos olhos (REM) em comparação com o grupo controle. Conclusão EN primária está associada à arquitetura do sono perturbada. EN pode ser um sintoma manifesto de um distúrbio respiratório oculto do sono. A associação de EN com arritmia cardíaca é um achado interessante que requer mais pesquisas. A maioria das crianças com EN tem um padrão reverso de secreção de ADH (Hamed, et. al., Yeung, 2015).
Deixando boas evidências de que a necessidade de fazer xixi a noite é um fator de pertubação do sono. Esse estudo realizado por pesquisadores do Departamento Nacional de Pediatria e Departamento de Patologia Clínica ambos do Centro Nacional de Pesquisa e do Departamento de Neurofisiologia Clínica Ucine da Universidade do Cairo no Egito, indicando que existem alterações no
padrão de secreção do hormônio ADH, na frequência cardíaca e na frequência respiratória das crianças que urinam enquanto dormem.
É o corpo dando sinais!!
E aqui, vou deixando dicas para quem quer atender o xixi noturno desde poucos meses de vida do bebê!
✅ HIGIENE NATURAL NOTURNA!!!
*** Sabe quando a cria está dormindo e, do nada choraminga, daí você acorda e dá o peito, instante em que:
a. O bebê chega perto mas, recusa o peito e segue inquieto choramingando; ou
b. O bebê pega peito, solta peito, troca peito, pega peito, solta peito, troca peito; ou
c. O bebê pega peito e fica "chupeitando" infinitamente. Nem mama com eficiência, nem solta o peito.
d. O bebê chuta, revira, se descobre
e. O bebê acorda para nunca mais dormir.
✅✅✅ TCHARAMMM!!!➡ É hora de colocá-lo no penico!!
Com sutileza, leveza, cochichando, sem movimentos bruscos, no escurinho.
Vai tirando a calça ou desabotoando o body aos poucos, soltando a fralda aos poucos e fazendo movimentos sutis... posicionando o bebê no penico ou vaso de forma lenta, calma, gradativa e amorosa...
*** Observações importantes:
1. O bebê vai seguir choramingando, continue (com calma);
2. Explique (sussurrando) o que está fazendo e por quê está mexendo com o bebê;
3. Use sua capacidade de #mãeninja e não acenda a luz (acredite, você consegue, deixe o penico à mão - tudo é prática!!);
4. Comunique-se: "-Faz xixi filho(a) shiiiiii, daí vc volta a dormir tranquilinho(a) shiiiiiiiii";
5. Se o bebê endurecer as pernas e recusar o penico, leve ao banheiro em posição de balancinho, sempre comunicando;
6. Volte para o quarto/cama, dê mama e sinta o sono que segue;
7. Os primeiros dias podem ser tumultuados (calma, vc está fazendo uma alteração na rotina de ambos, você está aprendendo);
8. Em pouco tempo essa prática vira rotina, NATURAL, como a HN diurna;
9. Relaxe, noites inteiras de sono compensarão seu esforço inicial!!
10. Bebê que não precisa urinar em si mesmo nem fica molhado, com aquela sensação que primeiro esquenta e depois esfria, é mais tranquilo, dorme mais;
11. Se for preciso utilize uma lanterna ou luz indireta, mas procure não alterar o ambiente do bebê;
12. Carinho circular na lombar do bebê ajuda muito na hora de liberar o xixi!
Confie, praticar Higiene Natural noturna hoje evita o xixi na cama de amanhã!
(baixe agora mesmo o PDF)
Comments