5 Perguntas sobre Higiene Natural ou Comunicação de Eliminação: Xixi e cocô.
- Bebê sem Fralda Brasil
- 28 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de jun.

Perguntas:
1 - Existem sinais que apontam que os bebês querem fazer xixi e cocô? Se sim, quais são?
Os comportamentos dos bebês trazem sinais de eliminação, por exemplo, para percebermos o cocô, basta estarmos atentos para quando os bebês ficam vermelhinhos, fazem biquinho, soltam gases, fazem forcinha, se espremem, emitem sons de pigarro, apresentam cólicas e, durante a mamada, “brigam com o peito” ou se arqueiam para trás. Quanto ao xixi, todo o ser humano acorda e precisa fazer, então o bebê também! Se estiver mexendo muito mãos e pernas, ou no caso de estar mamando e ficar num processo de: “solta-peito-pega-peito” ou fica pegando o peito com a boquinha e empurrando a mãe com as mãos e pernas (em caso de tomar mamadeira, fica se arqueando, recusando o mamá), só quer colo ou não se rende ao sono, fica choroso, irritado, muitos outros.
Estes sinais são claros e universais, porém, também é preciso considerar que são muitos os sinais e cada bebê pode ter os seus, inclusive o choro excessivo, a agitação, a irritabilidade, o nervosismo, a ansiedade, a insônia, os espasmos abdominais, os gritinhos, a concentração, a teimosia, a recusa do colo/sling, tudo isso são sinais de xixi e cocô e eu os chamo de imperceptíveis porque acreditamos que são qualquer coisa, menos o que deveria ser óbvio, a "possibilidade" de ser "também" alguma "necessidade fisiológica" de eliminação.
2 - Quais os benefícios de estimular a prática de higiene natural em bebês? A partir de que idade a técnica pode ser aplicada?
Precisamos compreender que eliminar com as fraldas se torna humanamente impossível, seria como se alguém precisasse vomitar e tivesse outra pessoa tampando a sua boca. A HN é uma atividade que facilita a eliminação por favorecê-la com a posição fisiológica, o acolhimento, a comunicação e o relaxamento no momento em que aquele corpinho humano demanda evacuar, há somente auxílio, favorecimento, nada mais. Não fazemos quando o adulto quer, mas quando a criança precisa. A recomendação é que seja praticada desde o nascimento, mas cada família se adapta ao seu tempo, não há limite de idade para começar e a HN pode ser um ótimo auxílio também no desfralde.
3 - Quais os benefícios do bebê ficar sem fralda a maior parte do tempo? Evita assaduras, ajuda na consciência corporal?
Não precisamos deixar os bebês sem fralda, inclusive elas podem ser nossas aliadas já que a correria do dia a dia da vida moderna não permite a captação de 100% das eliminações de um bebê. Porém, o simples fato de observarmos os sinais e proporcionarmos o posicionamento conforme nossas possibilidades, capacidades e limitações já permite que ele não fique em contato constante com todas as suas fezes e com todos os seus xixis, e isso com certeza irá diminuir consideravelmente o risco de assaduras, protegendo-o de infecção urinária, dermatites, cólicas, evitando as constipações e diversos outros “problemas” que são muito comuns nos bebês, como choro excessivo, noites mal dormidas, dificuldades com a amamentação e por aí vai.
Com relação à consciência corporal, essa é uma das partes mais bacanas da HN, pois o bebê aprende desde cedo a eliminar completamente, eliminando tudo de uma vez só e aumentando a quantidade de eliminação e o tempo entre uma eliminação e outra, diminuindo a urina residual e permitindo também a capacidade de eliminação na demanda (ex: vamos fazer xixi agora porque iremos entrar no carro e viajar por um período difícil de parar - o que não acontece quando a criança usa fraldas irrestritamente e vive um desfralde tradicional, ao contrário, na demanda ela não consegue eliminar - no exemplo do carro, a criança que sempre usou fralda e está em processo de desfralde ou desfraldou recentemente, se recusaria a fazer xixi antes de entrar no carro e 5 min depois demonstraria urgência e extrema dificuldade de segurar).
4 - Do ponto de vista muscular, físico e emocional o bebê está preparado para a prática da higiene natural?
Do ponto de vista fisiológico o bebê é um mini humano, igualzinho, com formação perfeita intra-útero e, assim como os demais seres humanos, foi projetado para eliminar em cócoras porque essa posição facilita o ângulo anorretal, formado quando os joelhos vão em direção ao abdome. Do ponto de vista biológico também, porque são centenas de bilhares de anos de evolução sem o uso de fraldas em contraponto aos anos com fraldas. Emocionalmente falando também é uma prática positiva pois não se cria no bebê uma dependência das fraldas, nem se dá a ele a sensação de "seco" quando seu estado original é "molhado". Do ponto de vista neurológico, há todo um sistema envolvido para que o corpo emita sons e sinais (visuais, auditivos e táteis) de que aquele corpinho precisa fazer xixi e cocô, existe liberação hormonal, sinal cortical, sintomas corporais, e todo um mecanismo inteligente e divino trabalhando em prol de anunciar a chegada de uma eliminação, o não acolhimento se transforma em silenciamento. Praticar a HN permite que o bebê cresça desenvolvendo positivamente uma consciência corporal que lhe permite identificar os sintomas de eliminação e o que vem depois disso, como reter, como soltar, etc. Em outras palavras, o bebê tem fome e é alimentado, cresce aprendendo a comer, tem sono e é posto para dormir, cresce com hábitos relacionados ao sono, sucessivamente, quando ele tem necessidade de fazer xixi e cocô, será atendido também, para crescer sabendo lidar naturalmente com suas próprias eliminações.
5 - Quais cuidados os pais devem ter para que o método seja feito com segurança e bem-sucedido?
Informação é a chave do sucesso na criação consciente. Se houver informação, há possibilidade de tomada de decisão consciente, onde aquela família vai saber o que é melhor. Existem evidências científicas que apoiam a prática da higiene natural é preciso ler, trocar experiências, se informar. Existem muitos e muitos relatos positivos das famílias que praticam e muita literatura para conhecer! Eu já tenho 4 livros escritos em português, todos com resumos de estudos científicos de diversas instituições do mundo todo.
Comentários