Um novo conceito de Desfralde Gentil, o

DESFRALDE GUIADO PELO BEBÊ

O Treinamento Esfincteriano é considerado um marco do desenvolvimento infantil e visto como um processo natural (sentar, andar ou falar), entretanto, na prática, diferentemente dessa concepção, percebemos ser um processo complexo que pode ser afetado por (e afetar) condições anatômicas, fisiológicas, psicológicas, emocionais e comportamentais do indivíduo por tempo indeterminado. 

Há, por parte dos pais e cuidadores, uma expectativa de continência imediata, enquanto que, por parte dos profissionais da saúde há um certo "terrorismo" em relação às possibilidades de traumas a serem gerados na criança sem, de fato, haver propagação dos possíveis métodos e dicas práticas para o dia a dia mas, afinal, 

Como devemos proceder para realizar a retirada das fraldas dos nossos filhos?

O fato é que desfraldar pode ser um processo muito traumático que, embora o bebê não tenha frustração aparente, as consequências surgem com o tempo. Os problemas decorrentes são físicos ou psicológicos como enurese noturna (xixi na cama), constipação fecal (dias sem fazer cocô), incontinência urinária (incapacidade de controle do xixi), incontinência fecal (perda de cocô/encoprese), insegurança para eliminar, péssima relação com as eliminações e muito mais.

No livro "O Desfralde Guiado pelo Bebê" (2020) você vai encontrar estudos que analisam casos de crianças que foram fraldadas e que demostram: as fraldas para elas são um apego, um costume e, um lugar comum, como se fosse uma parte de si. Ou seja, elas tiveram o hábito das fraldas incutido nelas desde o nascimento sem qualquer outra alternativa, é óbvio que vai ser um grande transtorno retirar esse hábito mais tarde. Por isso, é importante dar uma atenção melhor ao processo de desfralde (treinamento esfincteriano) e aprender de forma didática e amorosa.

Todo o terror que envolve o desfralde faz sentido e todas essas são questões que precisam ser consideradas pois, são consequências de desfraldes precoces, tardios ou traumáticos e, o grande perigo, é o fato de que informações propagadas em diversos meios de comunicação estão falando de desfralde sem levar em consideração os efeitos colaterais e nem ensinando como lidar com eles. Mas, todos esses problemas se acabam aqui, agora mesmo!

- Devemos esperar o verão?

- Qual a idade ideal? 

- Quais os "sinais de prontidão"?

- Qual o passo a passo?

- Desfralde na Creche é bom?

- Como saber que a criança quer fazer xixi?

- Como saber que a criança quer fazer cocô?

- Quais os prejuízos de um desfralde mal conduzido?

- Como agir para realizar um desfralde gentil?

- Quais os métodos de treinamento esfincteriano?

- O que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria?

- É melhor vaso ou penico?

- Devemos deixar a criança sem fralda?

- Tudo isso e muito mais, agora mesmo, no seu celular!

Livro digital "O Desfralde Guiado pelo Bebê" de Fernanda Paz"

(para ler em qualquer hora e lugar)

Fruto de incansáveis pesquisas realizadas em aproximadamente 7 anos (já são 8 anos de experiência na área), com o mais puro embasamento científico atualizado e linguagem empática, o Livro "O Desfralde Guiado pelo Bebê" traz consigo a tradução de diversos estudos afim de popularizar o que há de mais moderno no tocante aos conhecimentos sobre treinamento esfincteriano no mundo, compilando as recomendações dos principais órgãos pediátricos e apresentando a técnica da Higiene Natural como abordagem gentil e não coercitiva de atendimento às eliminações dos bebês e crianças até que eles possam guiar o próprio desfralde!

Confira o conteúdo exclusivo:
livro O Desfralde Guiado pelo Bebê

Indicado para todos que desejam conhecer uma abordagem gentil e não coercitiva para o desfralde através de extenso embasamento científico atualizado e muitas dicas práticas

Sumário do Livro "O Desfralde Guiado pelo Bebê"
Considerações sobre o livro:
  • Trata-se de um material de produção independente. 
  • Um livro digital em PDF que você pode baixar e ler em qualquer hora e lugar. 
  • Download liberado no ato da compra.
  • Proibida a reprodução.
(cópia de segurança) www.bebesemfraldabr
Siga o projeto nas redes sociais:
  • Instagram Bebê sem Fralda
  • Facebook Bebê sem Fralda
  • WhatsApp Image 2022-09-27 at 13.45_edited
  • Tiktok Bebê sem Fralda

            Na contemporaneidade, quando o assunto é DESFRALDE, não dá mais pra seguir um método do século passado, de pouca base científica e nem seguir um padrão automático de fraldar e esperar acontecer determinado evento (como pular com dois pés, demonstrar interesse pelo banheiro, abaixar e levantar calças, etc.) para proporcionarmos aos nossos filhos eliminações no banheiro, com dignidade, segurança, relaxamento, acolhimento e ludicidade, afinal, podemos fazê-lo a partir do momento que tomamos consciência de que podemos. A higiene natural ou comunicação de eliminação traz luz a esse conhecimento e se apresenta como um método de desfralde gentil, não coercitivo e gradativo que pode ser praticado parcialmente, dando mais mobilidade à criança, melhorando a saúde e a comunicação, além de muitos motivos para começar agora mesmo.

             Chame as amigas e os amigos, a vovó e a pediatra para conversar sobre isso e sobre como eram os desfraldes antigamente. Vamos combinar que as fraldas são invenções modernas, as descartáveis mesmo entraram no mercado somente na década de 70 e não era todo mundo que podia comprar, até mesmo as soluções de pano são também novidades na comparação do nosso conhecimento e funcionamento corporal de mais de 400mil anos e nosso cérebro vertebrado reptiliano de 550milhões de anos. Enfim, há muito o que falar sobre isso!

         E, de fato, você não precisa começar antes do primeiro ano do seu bebê, embora, por exemplo, um estudo internacional com 286 crianças que iniciaram o treinamento de toalete durante o primeiro ano de vida revelou que mais de 90% apresentavam sinais de eliminação; as idades médias de conclusão para manter-se seco durante o dia e ter controle intestinal foram menores que 18 meses e nenhum efeito colateral negativo foi relatado. Comparado com o treinamento ocular ocidental (iniciado por volta dos 2 anos de idade), a recusa de toalete nas fezes diminui de 22 para 12%. (RIGOLOTTO, 2008). 

      Esse e muitos outros estudos científicos você irá encontrar no livro "O Desfralde Guiado pelo Bebê" que traz a higiene natural como abordagem positiva para um treinamento esfincteriano respeitoso e de qualidade. Neste sentido, o primeiro livro do mundo totalmente em português sobre higiene natural e inteiramente baseado em evidências científicas foi escrito por Fernanda Paz no ano de 2017 e você o encontra aqui. Conheça mais sobre o assunto, assista aos vídeos no canal do YouTube, leia os textos do Blog e a guia de Depoimentos, aproveite para conhecer a página no Facebook, o Instagram (onde há mais atualizações) e, ainda, o TikTok, lembrando que todas as redes têm o nome de Bebê sem Fralda. Sua participação é muito importante! Por favor, sempre curta, comente, compartilhe, ajude a difundir essa ideia, se aprofunde.

       Desfrute das leituras, aproveite para tirar dúvidas contratando uma consultoria com uma especialista, a primeira consultora do Brasil, que está aqui para ajudar você e tem como missão difundir a prática da Higiene Natural pelos 4 cantos do país, tornando-a acessível e reconhecida dentro dos direitos básicos de saúde das crianças.

   O livro: "O Desfralde Guiado pelo Bebê", traz toda evolução mundial sobre treinamento esfincteriano e as recomendações dos principais órgãos de saúde do mundo como a Academia Americana de Pediatria (AAP) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com dicas práticas e todo o arsenal científico atualizado sobre os sinais de eliminação.

      Em 2021 nasceu o terceiro livro, ajudando a dirimir dúvidas sobre o xixi, tanto na prática da higiene natural, quanto no desfralde ou mesmo após o desfralde em casos de perdas de xixi durante o dia ou na cama! É o livro "Os segredos do Xixi (Diurno e Noturno).

         Conheça melhor esse trabalho, desfrute do site e lembre-se de navegar pelo blog também!

         Com a leitura dos livros e se inscrevendo no Curso Completo de Higiene Natural você terá segurança para a prática.

.....................................................................

O estudo mencionado acima teve por objetivo de examinar uma população internacional de 286 crianças que iniciaram o treinamento esfincteriano no primeiro ano de vida, identificou as principais variáveis do desfecho como

- presença de sinais de eliminação (ES);

- consistência do padrão de eliminação (EPC);

- recusa do toalete de fezes (STR);

- idade de conclusão do treinamento do toalete.

          A análise incluiu as diferenças na idade de conclusão em relação a cada uma das seguintes variáveis: faixa etária inicial, presença de ES, EPC, STR e país de residência para aqueles que completaram o treinamento intestinal ou vesical no momento da conclusão da pesquisa. RESULTADOS: Mais de 90% dos entrevistados relataram que seus filhos apresentavam ES. STR foi quase 12%. Para aqueles que completaram o treinamento no banheiro no momento da conclusão da pesquisa, as idades de conclusão para manter-se seco durante o dia e o controle intestinal foram 17,4 e 15,0 meses, respectivamente; aqueles que iniciaram o treinamento higiênico durante os primeiros 6 meses completaram o treinamento mais cedo do que aqueles que começaram mais tarde; aqueles que apresentaram STR no início do treinamento completaram o treinamento intestinal mais tarde do que aqueles que não o fizeram (P <0,001); aqueles que exibiram ES para evacuações concluíram o dia secos e o treinamento intestinal ocorreu mais cedo do que aqueles que não o fizeram (P <0,001). Entre os países de residência, as crianças que residiam nos EUA e no Canadá concluíram o treinamento intestinal o mais cedo (P <0,001).CONCLUSÃO: Este é o primeiro relatório que fornece dados sobre o atual método de treinamento de higiene infantil, que é baseado principalmente em ES e padrões, e praticado por cuidadores motivados. Efeitos colaterais notáveis ​​não foram observados. [3]

     

........

("O treinamento de toalete iniciado durante o primeiro ano de vida: um relatório sobre os sinais de eliminação, a recusa do toalete nas fezes e a idade de finalização. De Rugolotto S1, Sun M, Boucke L., Calò DG, Tatò L (2008).)