Bebê sem Fralda ou Bebê com Fralda?

September 26, 2017

 

Uma dúvida campeã sobre Higiene Natural: 

"-Quero praticar Higiene Natural e estou deixando meu bebê sem fralda! Pode? Não pode?"

 

Para melhor responder vou dividir esse tema em dois:

No caso de menores de 01 ano e no caso de maiores de 01 ano.

 

------------------------------------

Bebês menores de 01 ano:

------------------------------------

Os bebezicos fazem xixi o tempo todo! Se eles ainda não praticam HN também fazem vários cocôs por dia! Não é viável deixar um bebê sem fralda levando a vida moderna que a gente leva! Isso ocasiona estresse para nós e pra eles. São roupas, lençóis, toalhas, móveis, tapetes, tudo sujando de xixi. Deixar sem fralda cria a ilusão de que os sinais serão mais perceptíveis. E por que é uma ilusão? Porque os sinais não estão na vagina/pênis/bumbum, estão no corpo todo do bebê. Mil vezes a fralda capturando do que o seu tapete ou sofá. Já ouvi algumas mães falando que deixaram sem fralda e perceberam que o filho urinou enquanto brigava com o peito, mas gente, um dos principais sinais de xixi é a briga com o peito! Pra quê se molhar com isso! Leia um pouco sobre HN antes de se aventurar. Molhar tudo não vai fazer você perceber mais, vai, no máximo, deixar você mais atenta porque na real não quer ficar lidando com xixi. Se isso funciona para você, tudo bem. Mas, será que funciona para o bebê? Será que não daria um efeito rebote? Será que seu filho não fica desconfortável por estar se urinando o tempo todo?

Por isso, é bom ter a fralda como aliada, ela está ali para capturar o que nós não vamos pegar, mas o nosso primeiro intuito tem que ser o de pegar enfim, as evacuações.

Então, é claro que deixar o bebê um tempo sem a fralda vai ser positivo, arejar, dar boa sensação, mas opte por fazer isso logo depois que captar uma evacuação no penico, assim você ganha uma margem de tempo sem acidentes, porém, retorne à fralda. Para evitar de ficar colocando o bebê em posição e ofertar xixi o tempo todo. Para evitar acidentes. Para evitar estresse. Para garantir segurança pra todo mundo. Aos poucos, com o tempo de prática e conforme você conhecer bem o padrão e os sinais de evacuação do seu bebê vai abolindo as fraldas ou deixando seu filho sem elas em determinados períodos, devagar, sem ansiedade nem precipitação.

 

O nome da página e da marca “Bebê sem Fralda” é para causar esse frisson mesmo:

“-Como assim um bebê sem fraldas?”... E da curiosidade surge o conhecimento sobre Higiene Natural. É claro que é possível criar um bebê totalmente sem fraldas, e nossos ancestrais fizeram isso por centenas de milhares de anos, mas não é necessário! O que precisa mudar é a nossa percepção sobre as evacuações. Pensemos nas fraldas como tecnologias que podem nos ajudar. Na prática de HN a vida útil do uso de fraldas é bem menor. Optar pelas fraldas de pano reflete uma grande economia e uma certeza de lavar fralda sujas apenas de xixi. Entre muitos outros benefício da prática da HN.

 

 

-----------------------------------

Bebês maiores de 01 ano:

-----------------------------------

Neste caso a questão das fraldas precisa ser pensada pelo lado do bebê, mas na verdade, embora a gente diga que vai tirar as fraldas quando o bebê estiver pronto, não paramos para pensar pelo lado dele!

Então, proponho trocarmos “fraldas” por “mamadeira”.

Imagine um bebê maior de um ano que sempre tomou mamadeira para dormir, desde o nascimento, adiantaria eu-mãe da noite para o dia tirar a mamadeira e oferecer o leite de antes de dormir no copo? Vai dar certo? Para mim, para a criança, para a família?! Claro que não! Pois, aquela criança tem um hábito adquirido, dado pelos cuidadores, inclusive. Se ela nunca tivesse tomado mamadeira antes de dormir, dormiria sem o seu hábito, porém, ela já foi acostumada e a única forma de tirarmos um hábito/apego sem traumas é fazendo isso gradativamente! Será preciso realizar uma transição lenta até que o bebê se adapte a tomar seu leite num copinho antes de dormir.

Por exemplo, hoje dou um pouco de mamadeira e deixo provar o copo, amanhã tento ver se o bebê aceita o copo com seu leitinho durante o dia, depois de amanhã dou um pouco do leite na mamadeira, outro pouco no copo e, assim, vamos lentamente trocando um hábito adquirido por outro pelo qual acreditamos ser mais saudável pra criança. Dessa maneira deveríamos fazer com as fraldas. É ilógico e um tanto desrespeitoso da noite para o dia tirarmos a fralda.

Algumas pessoas dizem:

“-Resolvi deixar minha filha sem fralda para observar os sinais de evacuação”

“-Deixei meu filho sem fralda o dia todo pra ele entender que está fazendo xixi”

“-Entendo que meu bebê não quer ficar de fraldas e deixo sem, ele faz xixi no chão/cocô na roupa”

 

E eu pergunto:

“-Para quê? Pense bem!”

Não tem nada que justifique deixar seu bebê sem fralda, muuuuuito menos sendo um bebê que sempre usou. Não importa de você resolveu começar a higiene natural ou se está a desfraldar uma criança maior, não retire a fralda! Vai por mim! A fralda está lá por uma razão e quando a tiramos, impelimos a criança a urinar e defecar em si mesma, o xixi fica escorrendo em suas perninhas, sujando a roupinha, ficamos o tempo todo limpando evacuações e assim não estamos agindo com empatia nem sendo justos com nós mesmos! Afinal, você gostaria de usar fraldas uma vida inteira (sim, o bebê usou por toda a sua vidinha) e, de repente, alguém tirar isso de você e você ser obrigado a urinar e defecar em sua roupa, em suas pernas, no chão, vendo seus cuidadores na função de limpar urina e fezes por tudo e estressados com isso? E o pior, por uma coisa que você não é capaz de controlar? Claro que não! Você não gostaria. Por isso HN é empatia e quando nos colocamos no lugar de nossas crias que compreendemos muito mais as questões sobre os hábitos adquiridos e suas necessidades fisiológicas. É assim que deve acontecer a transição da mamadeira pro copo, o desmame gentil, a troca da cama compartilhada pelo quartinho, devemos agir de forma gradativa, nos colocando no lugar do bebê e fazendo essas transições lentas. Por isso não faz sentido tirar a fralda de uma vez. O desfralde gentil, ativo, consciente, deve rejeitar a fralda somente quando ela se tornar obsoleta, ou seja, quando o bebê já a estiver usando seca por dias.

Eu fico até triste quando leio “-Comecei o desfralde e meu filho tá fazendo xixi no chão! O que fazer com meu filho?” Parece que estão a culpar a criança! Mas a intenção era qual? Se ele SEMPRE fez na fralda e DO NADA você tirou o negócio dali?? Não é ÓBVIO que essa criança vai fazer xixi no chão? No tapete, no sofá, na sua roupa, no carro, em qualquer lugar, porque, afinal, esse xixi precisa ser feito e o seu bebê não tem como saber disso. Tirar a fralda não liga um botão no cérebro da criança que diga “-Opa, estou sem fralda, vou segurar, vou avisar pra não vazar!” Não vai surgir um controle a partir daí e você não vai ver sinais com isso, você vai ver tudo molhado, isso sim.

 

Por isso, siga as dicas da Higiene Natural e tente levar um #desfraldecomHN #desfraldegentil, pois com a HN não se busca o controle e sim a consciência corporal gradativa e positiva. Em breve falaremos mais sobre isso.

 

“-Ah, mas se meu bebê ficar de fralda como ele vai entender que tá fazendo xixi?”

 

Com a transição lenta! Lembra do exemplo da mamadeira e do copo? Como seu bebê saberá tomar o leite no copo, se você não fizer a transição lenta? Que pressa é essa? Até ontem você seria uma pessoa como qualquer outra que fralda o filho até sabe-se lá quando, não é porque descobriu a higiene natural agora que vai colocar a carroça na frente do cavalo! Calma! Uma coisa de cada vez, vamos por partes, rsrsrsrs.

 

Deixe a fralda lá! Não é a fralda que precisa sair do corpo do bebê, é a percepção das evacuações do seu bebê que precisa entrar na sua cabeça! Vamos devagar, primeiro lendo tudo o possível e pensando em formas de fazer a transição lenta.  Pois os mesmos pais que deixam sem fraldas para que a criança entenda o que está fazendo, são os pais que colocam fralda para dormir ou sair de casa e esse põe e tira também não é legal. Comecem devagar, ofertando o vaso ou penico sempre que a criança acorda mesmo que não faça nada, vão familiarizando a criança com a rotina de banheiro, etc.

-------(assunto pra outro post – aqui fica só a reflexão)------------

 

 

 

Então é isso.

Você quer deixar seu bebê sem fralda? Tudo bem, mas tente se organizar para essa tarefa e se disponibilizar sem frustrações.

Quer deixar com fralda? Ótimo, só não esqueça que assim como ele precisa comer, embora não lhe avise, ele precisa evacuar, dormir, você precisa perceber. Como eu sempre digo, não se preocupe com a tentativa e erro do começo da prática. É preciso viver dia após dia para compreender a HN, ela está dentro de nós e dentro dos bebês, ela flui, só precisamos estar dispostos e deixar rolar, sentindo mais do que racionando.

 

Massss, claro, assunto para outros tantos posts que virão!

O Blog do Bebê sem Fralda está apenas começando!

Aguardem!!

 

Ainda tenho muito o que falar sobre Higiene Natural!!

Mandem suas sugestões!

 

 

Adquira agora mesmo o primeiro livro do mundo sobre higiene natural totalmente em Portuguêss e baseado em evidências!

www.bebesemfraldabrasil.com/e-book

 

 

Texto de Fernanda Paz, a primeira consultora e especialista em Higiene Natural do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O bebê não avisa sempre que precisa fazer xixi. Entenda...

March 3, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags