Higiene Natural prejudica o bebê? É condicionamento? Relação Crânio-caudal







Quando a gente nasce, os nossos neurônios já estão lá, porém, eles ainda não tem a tal da "bainha de mielina", parecendo um fio desencapado e aí acontece um processo de mielinização da medula espinhal no sentido "crânio-caudal" (de cima pra baixo). A mielinização seria como encapar esse fio, trazendo, com o passar do tempo, mais controle "cérebro-corpo" pois, a “mielina”, portanto, é específica para a condução do impulso nervoso ao

longo do axônio. (encapando o fio, a condução elétrica será mais efetiva, certo?)...



Quando ainda não está concretizada essa mielinização (no nascimento ou em processos como esclerose múltipla, por exemplo) há falha/desconexão entre os comandos do cérebro e os respectivos reflexos no corpo, é por isso que o bebê nasce molengo, descoordenado, incapaz, etc. A maturidade desse sistema só pode ocorrer com o passar do tempo e será influenciada por muitos fatores (alimentação, ambiente, estímulos), mas ela é continua e constante, por isso o bebê deixa de ser molengo e passa a segurar a cabeça, fica mais durinho, depois consegue sentar, engatinhar, balbuciar sons, andar e toda essa evolução gradual se dá a partir desse processo de mielinização pois as mensagens passam de maneira mais intensa e precisa entre o cérebro e o corpo. Estão envolvidos nesse processo do sistema nervoso central os movimentos voluntários, a motricidade, o equilíbrio, a fala, etc.




O maior número de conexões "neurônio com neurônio" (mielinização) e "entre neurônios" (sinapses) ocorre do nascimento aos 2 primeiros anos, efetivando aí inúmeras capacidades e aprendizados dos nossos filhos. É por isso mesmo que durante esse período é importante investir em alimentação saudável, sono adequado, contato com arte, carinho, ambientes salutares, estímulos positivos, etc.

Tudo pode determinar/afetar o desenvolvimento do seu mini humano para o resto da vida.













Deixo, portanto, as perguntas:

1- Em qual fase você acha que é melhor para o bebê aprender sobre e ter excelente relação com seus processos fisiológicos de eliminação?

2- Como você acredita que o uso prolongado de fraldas pode auxiliar no desenvolvimento "crânio-corpo" dos bebês?

(Clica no link do meu perfil)

Clique aqui para adquirir o curso completo de higiene Natural e aprender tudo com embasamento científico


Posts Em Destaque
Posts Recentes