top of page

Higiene Natural é treinamento de penico ou desfralde precoce?

Quem pratica ou leu minimamente sobre #higienenatural ou #eliminationcommunication sabe que essa pratica não é o mesmo que treinamento de penico.

No treinamento de penico/banheiro ou “infant toalete training” o objetivo é fazer com que a criança a aprenda a utilizar o banheiro sem mais depender das fraldas (ou seja, primeiro se faz com que as crianças habituem-se a eliminar nas fraldas e, de repente, exige-se uma modificação neste hábito) pensa-se que falar ou pular com os dois pés sejam indícios de prontidão para o treinamento de banheiro descontinuando o uso das fraldas.

Já na #higienenatural o objetivo não é esse, nem mesmo a forma de proceder nem as ideias que regem essa prática maravilhosa. Em alguns lugares do mundo em vista da definição de #eliminationcommunication como “potty training” que significa fazer com que um bebê evacue em outro lugar que não a fralda gera essa confusão com relação à terminologia como se a comunicação de eliminação fosse o mesmo que treinamento de penico.


Existe um pesquisador Doutor chamado Sahar Tali (2009) que utiliza a nomenclatura “AITT- assisted infant toalet training” ou seja, assistência para o treinamento de banheiro ou treinamento de toalete infantil assistido, o que suaviza o termo e o coloca em maior conformidade com a prática da comunicação de eliminação que nada mais é do que dar assistência às necessidades fisiológicas de evacuação dos bebês. O AITT é amplamente utilizado na Ásia e na África e os métodos relacionados são dramaticamente diferentes dos treinamentos tradicionais que são coercitivos, pois não há nenhuma aplicação de recompensa ou castigo, por exemplo, em vez disso, há uma atenção gentil aos sinais e necessidades de eliminação da criança (RIGOLOTTO, 2004). Vários estudos demonstraram que bebês são capazes de permanecer secos quando permitidas outras opções mais condizentes com seu status de desenvolvimento. Apesar de seu sistema nervoso subdesenvolvido, os bebês conseguem captar bem os mecanismos do funcionamento urinário para exibir sinais de eliminação e satisfação. Quando um recém-nascido se contorce ou chora está sentindo o desejo de esvaziar sua bexiga ou intestinos. Um bebê mais velho gesticula e, se possível, rasteja na direção de um penico; uma criança andando pode caminhar até um penico e sentar-se. Quando um bebê está com fralda, esses sinais são mal interpretados e ignorados. Cuidadores atentos podem reconhecer esses gestos e ajudar a criança.





Oportunamente vou explicar a diferença entre os métodos, fique de olho nas próximas postagens. Marque uma pessoa interessada neste tema

 
 
 

Comentários


Compartilhe sua jornada com a gente

Fale com a Fê pela caixinha ou, se preferir, envie seu depoimento com fotos e vídeos para advfernandapaz@gmail.com

Entre em contato

bottom of page