Como começar Higiene Natural
- Bebê sem Fralda Brasil
- 28 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jan.
Relatos - Depoimentos da prática de Higiene natural
Relato de Larissa Garcia e Renato Alves:

Sobre higiene natural ou elimination communication: é muito mais fácil do que parece. Antes de conhecer, achava que era totalmente absurdo, que não era prático e que eu ficaria o dia todo por conta disso. Nada a ver, facilita muito a vida. Fizemos uma consultoria com a Fernanda do @bebesemfralda, que por sorte estava em Brasília, por conta de uma assadura horrível do Túlio. Apesar do nome, o bebê continua usando fralda, mas, quando ele quer evacuar, começa a espremer, fica vermelho e faz barulho de pigarro - alguns sinais são universais, mas cada neném demonstra de uma forma, quando você fica atento é fácil perceber. Então levamos ao banheiro na posição da foto e ele faz o cocô que ele faria ao longo do dia às prestações (porque a fralda funciona como um tampão e a posição também dificulta) de uma vez só. E aí zero cólica, zero assadura e bebê tranquilo. Ele até dorme melhor.
Todo dia de manhã o @renato.abj leva ele ao banheiro e ele faz MUITO cocô. Ao longo do dia observamos os sinais e às vezes ele começa a fazer na fralda e levamos para ele conseguir eliminar o restante. Já faz parte da rotina. Se estamos na rua e não dá para levar, ele faz na fralda mesmo e, quando dá, levamos para que ele evacue o que falta. Tem dado muito certo aqui e eu queria que todos soubessem que ajuda muito - quando não soluciona - com as cólicas, com as assaduras e com a irritabilidade. Não falei do xixi porque ele faz de vez em quando no vaso/pia, mas a maioria faz na fralda mesmo. Ainda estamos aprendendo a nos comunicar.
Lara e Renato, pais do Túlio de 2 meses.
Leia agora mesmo o livro: Como começar a higiene Natural https://www.bebesemfraldabrasil.com/product-page/higiene-natural
Relato de Bianca Oliveira:

Oi Fernanda. Venho aqui fazer um relato da nossa experiência com a higiene do nosso Akin. É uma forma de agradecimento também, pelo seu trabalho de universalizar esse conhecimento importante que retoma uma ancestralidade tanto perdida quanto solapada mesmo em nome do tal progresso da sociedade capitalista.
Quando estava ainda na gestação comentei com uma amiga e Doula Luiza (que entrou em contato contigo e te convidou pra fazer o workshop aqui em vitória da conquista) sobre minha preocupação com os gastos que teríamos com as fraldas descartáveis e com meu desânimo em ter que fazer chá de fraldas. Eu estava num momento muito íntimo e ainda mais reservada. Aí ela me presenteou com seu livro bebê sem fralda sobre a higiene natural. Um livro incrível e tão cheio de informação (informação segura e verificada na literatura científica) que eu o li em uma tarde. Li e reli. Conversei com meu companheiro sobre como realmente fazia total sentido a prática da HN.
Então Akin nasceu e a partir do segundo dia de vida já o colocamos na posição e QUE EMOÇÃO 🏾🏾. Ver ele fazendo xixi e cocô tão tranquilo e alegre foi um alento pra nós.
Hoje ele tem quase oito meses e nunca usou lenço umedecido, pomada anti assadura, e como investimos nas fraldas de pano (temos apenas cinco capas e oito abs, a gente usa mais fraldas comum pra colocar nas capas) ele deixou de usar fraldas descartáveis com uns quatro pra cinco meses. Aqui nós não lavamos fraldas com cocô pq ele não faz cocô na fralda desde o segundo mês de vida... Então é tranquilo lavar as fraldas pois elas secam muito rápido pq só tem xixi. É mesmo assim pouco, só faz na fralda quando tá com preguiça e assim que faz pede pra tirar em seguida. Economizamos uma grana que faria muita falta. Além de realmente termos adquirido consciência do quanto lixo produzimos desnecessariamente. Retomamos práticas que nos conectam realmente com nossa força, inteligência, auto cuidado e consciência. E isso é muito!!!
Essas fotos são na faculdade... No mato. Depois jogamos terra e lavamos ele na torneira. E vida que segue. Fico imaginando se ele fizesse na fralda que trabalha seria pra limpar, trocar...
Aqui foi só entender que ele queria fazer, tirar a fralda e deixar a fisiologia agir naturalmente. Depois passamos água e colocamos a fralda.
Foto com seis pra sete meses já no troninho
Ele já tem apoio e força, mas geralmente ainda faz o cocô mais na privada. Mas todos os xixis no troninho
Nós agradecemos muito por poder ter acesso a tanta informação de qualidade. Vida longa a você e que seu trabalho alcance muitas famílias e muitas pessoas.
Bianca Oliveira, mãe do Akin.
Faça como a Bianca, Leia agora mesmo o livro: Como começar a higiene Natural https://www.bebesemfraldabrasil.com/product-page/higiene-natural




Comentários