A hora da bruxa da Higiene Natural e as cólicas do bebê!

Yo creo en las Brujas si. Que las hay, las hay...

Primeiro quero dizer que eu sei, não deve estar sendo fácil dormir por aí com um bebezinho, não é mesmo?

E, além disso, diz pra mim se não é verdade, todos os dias, por volta das 5:30/6h da manhã ou da noite o seu bebê começa a grunhir e agarra no peito mamando infinitamente, ou quem sabe ele chora muito ou, ainda, faz um cocô explosivo na fralda?


A boa notícia é que você pode pegar esse cocô e muito provavelmente o seu bebê volte a dormir um sono tranquilo e sereno.

Calma, vou explicar melhor!

Os nossos filhotes se adaptam facilmente à rotina da casa. Embora num primeiro momento não saibam que dia é dia e noite é noite, logo seus horários regulam com os horários da família, especialmente os da mãe. E a recíproca é verdadeira. A família e a mãe se adaptam aos horários do bebê.

E quem tem um recém nascido em casa sabe que por volta das 5:30/6h por aí é um horário tenso de vira e mexe, chora e resmunga ou de mamadas infinitas (a famosa chupeitada) e esse comportamento de mamadas infinitas a partir desse horário se estende por horas e por anos e a grande verdade é que ninguém suspeita que é tudo culpa de um simples xixi ou cocozinho!.

A higiene natural vem nos mostrar uma forma de atender as necessidades de evacuação dos bebês, mas o que ninguém conta é quando e como devemos proceder para atender enfim essas necessidades.

É por isso que a cada postagem do projeto #bebesemfralda vocês vão descobrir aqui as formas de ajudar o seu bebê a dormir mais e melhor.

Há muito tempo venho falando para que os pais foquem no xixi matinal e, a bem da verdade, o matinal na maioria das vezes vem acompanhado de cocô, o que facilita a nossa vida num grau incalculável. O foco nessa evacuação matinal deve ocorrer para o ajuste do reloginho biológico dos nossos filhos que são exatamente como nós somos: humanos. E sua fisiologia sendo idêntica a de qualquer outro humano, o organismo, no sono, realiza um processo de "filtragem" e seus resíduos serão expelidos na urina matinal.

Além disso, crianças recém-nascidas acordam pouco antes de começarem a urinar. Os sinais que uma criança apresenta antes, durante ou depois a micção são definidos como 'sinais de eliminação' (SE). Segundo Vermandel (et., al., 2020) apenas alguns SE foram identificados até agora. Cuidadores podem aprender a interpretar esses sinais indicando que o bebê tem necessidade de eliminação e podem preparar o Treinamento de Toalete (TT) futuro de forma adequada. Embora seu filho não seja maduro o suficiente para entender a expectativa sobre quando usar um penico, eles podem ser auxiliados conforme você for aprendendo a reconhecer a necessidade de eliminar. Nesse caminho, o controle da bexiga é adquirido em uma idade mais jovem. As vezes mesmo na idade de 6 meses. Levando isso em consideração, pode-se afirmar que a implementação desses sinais em treinamento de toalete irá avançar o processo (Revisão sistemática de Vermandel et., al., 2020, com o objetivo de enumerar ‘Sinais de eliminação’ em crianças jovens e saudáveis ​​de 0 a 4 anos anos sem treinamento esfincteriano).


Assim, se repararmos bem, sempre quando acordamos temos necessidade de fazer xixi e cocô e nossos filhotes também. Pois, sendo o corpo do bebê um organismo perfeito, levará pelo menos 12h para realizar o processo digestório completo. Não esqueçamos que o bebê mama muito mais e, portanto, eliminará mais também.

Os horários de pico costumam ser entre 5:30/6h da manhã ou da tarde. A famosa "cólica" das 18h é conhecida de muitas famílias. Só que o reloginho dos bebês recém-nascidos, especialmente, estão ajustadinhos para evacuarem às 5:30 da manhã e não se preocupe, eu vou explicar as razões:

Reza a lenda que uma bruxa aquariana determinou que guardaria em segredo a prática da higiene natural, mas ela era muito apaixonada pela natureza e os anos foram passando e ela foi vendo que a cada dia mais os pais estavam desconectados de seus bebês e desconheciam seus relógios biológicos, além disso, ela sofria com o fato de ver tantas fraldas descartáveis na natureza, cheias de cocozinhos que são tão bons como matéria orgânica! Porque será que os pais desconhecem os sinais que os filhos dão de evacuação? Isso está muito diferente daquele tempo em que a HN não era um segredo! Foi aí que a bruxa aquariana com ascendente em gêmeos fez um pacto com a Grande Mãe e prometeu que contaria aos quatro cantos que a HN era linda e maravilhosa e super necessária e não mais a guardaria para si, reconhecendo seu egoísmo e determinando que sua lua em Áries também não seria motivo para esconder nem mais um dia a HN. Então, para cumprir a promessa ajustou os reloginhos dos babys recém-nascidos para que todos fiquem prontinhos pra evacuar a partir das 5:30 da manhã. Depois disso soprou no ouvido dos estudiosos e amantes da prática que esse é o horário da Bruxa da HN!! Mas, claro né, ela era aquariana e não conseguiu cumprir com o prometido, então esqueceu de espalhar aos 4 cantos sobre os benefícios da HN.

Agora estou aqui fazendo o trabalho duro por ela!

...MUAHAUHAUAHUAAA!!!!

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa! Como proceder?

Observe seu bebê: Será que com o seu filho também acontece do sono começar a agitar por volta das 5:30/6h da manhã? Será que nesse mesmo horário da tarde a bruxa fica solta por aí?

Prepare-se mentalmente: para agir nesses momentos tenha o penico ou um potinho do lado da cama para a captação dessa evacuação que está prontinha pra sair e perturbando o sono do seu bebê.

Enquanto o bebê dorme: você pode facilitar a vida abrindo com muita sutileza a roupinha ou body, ajeitando o que vc vai precisar.

Deixe a luz apagada: mantenha a luz apagada, o bebê no mesmo ambiente e na mesma temperatura.

Aja quando o bebê acordar: cumprimente, dê bom dia, sorria e avise que vai ajudá-lo, faça tudo de forma sutil, com calma e leveza, posicione seu bebê e ofereça a oportunidade de eliminar com dignidade:

Sussurre: "-Faz xixi filho shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...faz cocô bruuuuuuuuuuuu".

Tenha os materiais de higiene à mão: evite sair do mesmo ambiente, tenha o que for preciso à mão como outra fralda alguma pomada, algodão ou lencinhos e faça tudo ali na cama mesmo, isso irá facilitar a vida de vocês.

Nane o bebê: é hora de manter a sutileza para limpar e vestir o bebê (não se preocupe em lavar com água nesse momentto, depois que acordarem definitivamente ou no próximo cocô você o lava), dê o peito e voltem a dormir.


Quer saber mais como agir nessas horas? como praticar #higienenatural?

Leia sobre tudo isso nas outras postagens aqui no blog e nas outras rede do bebê sem fralda, como a página do Facebook (www.facebook.com/bebesemfralda) e grupo (https://www.facebook.com/groups/111961652805486/), e o instagram (www.intagram.com/bebesemfralda) e canal do youtube (https://www.youtube.com/channel/UCu2uJckEl4KAcUgL8QhnefQ).

Tente aí uns dias e depois volte para me contar, ok?

Mas, ó, não pense que vai captar cocô assim de primeira... é preciso realizar um empoderamento anterior e ajustes no posicionamento e no comportamento dos cuidadores para que tudo flua com naturalidade. E lembre-se: Higiene Natural é uma "PRÁTICA", é imprescindível praticar para dar certo!! Sem ler, como pretende saber? Vem comigo que eu explico!

Faz um favorzinho pra mim? Tente aí por uma semana e volte pra me contar se está captando o cocô explosivo das 5:30/6h a.m ou p.m?

Gostou da dica? Curta e compartilhe com seus amigos.

Marque uma grávida.

Marque um pai.

Marque uma mãe.

Marque uma cuidadora.

Compre agora mesmo o livro do Bebê sem Fralda e apoie o trabalho dessa mãe fora da caixa www.bebesemfraldabrasil.com/e-book com valor de troca de apenas R$15.

Vem novidade aí e é um livro maravilhoso!!

Fique de olho, ative as notificações em nossas redes!

#bebesemfralda #eliminationcommunication #EC #higienenatural #HN

#HNporfernandapaz #gravida #desfralde #embasamentocientífico #horadabruxa #cólicanobebê #cólica

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square