Posição do bebê para a prática da Higiene Natural

Chegou a hora de deixar aqui no blog também algumas posições possíveis para a prática da #higienenatural desde o nascimento.

Não vou negar, tem tempo que eu quero fazer essa postagem aqui e vai passando, acabo esquecendo! Hoje consegui enfim voltar aqui e tocar nesse assunto: a tão temida posição para a prática da Higiene Natural Infantil! Ok, esse assunto já foi falado no blog, é constantemente falado nos workshops, no instagram, no facebook e no livro também, mas vejo a oportunidade de relembrar alguns pontos.

Como posicionar o bebê para a prática da Higiene Natural? Queridas famílias, vamos lá! O que eu explico há muitos anos no projeto #bebesemfralda (em que NENHUM bebê precisa ficar sem fralda) é exatamente o que seu #pediatra deveria lhe explicar, já que ele é da área da saúde e deveria ser o primeiro a defender o ângulo anorretal para a eliminação do cocô!! Mas, infelizmente, tá cheio de "#profissionaisdasaúde" defendendo "hands off" quando o assunto é evacuação! O que, para mim, é suficiente para colocar em dúvida essa conduta "profissional" ...

Como assim? Bem, me diga você: Seria possível, confortável, estratégico e fisiológico fazer cocô com uma fralda apertada + roupas + corpo verticalizado ou horizontalizado??? Não né?! Então qual a lógica de obrigar um BEBÊ que não tem auto domínio sobre absolutamente nada, a evacuar em si mesmo e com tantos empecilhos???Gente, nem precisa ser muito inteligente para compreender que "alguma coisa errada não está certa!" Né não?

Na imagem abaixo dá pra compreender como é "por dentro" o sistema final de evacuação após as fezes já estarem prontas no reto!

Ou seja, sem a posição de cócoras você vai impelir o seu bebê a forçar os esfíncteres anais, trabalhar de maneira errônea com o ângulo anorretal e muito provavelmente desencadear uma série de problemas de curto, médio e longo prazo na vida DO SEU BEBÊ!! Porque o corpo humano foi feito para evacuar de cócoras, simples assim!

Enquanto isso, tem gente ignorante (por ignorar, desconhecer, negar a ciência) dizendo que o fato de simplesmente posicionarmos os bebês para fazerem cocô pode ser prejudicial ou pode "forçar" alguma coisa! Que confusão heim? Será que tem #pediatras e #médicos que mataram as aulas de #anatomia básica?.... Na primeira imagem uma sugestão de como segurar o seu bebê em aleitamento materno exclusivo na pia para que ele faça cocozinho em paz, com respeito, empatia, amor e fisiologia (lógica do físico!). Já na imagem abaixo, uma sugestão de como utilizar o vaso sanitário com bebês menores de 1 ano.

Mas fê, por quê está escrito taxativamente que menores de um ano não devem encostar no vaso sanitário? Bem gente, fiz questão de trazer essa imagem para também fazer um alerta! O #vasosanitário é um dos lugares mais sujos e infectados da casa, por mais limpo que seja. Ali ficam coliformes fecais, outras pessoas utilizam, poucos são os que lavam as mãos antes de utilizá-lo, dificilmente alguém vai limpar várias vezes ao dia e, nem precisamos explicar muito para saber o que falei no meu livro digital lá em 2017 e repito aqui: bebês menores de 1 ano não têm #imunoproteção para frequentar esse tipo de ambiente, ok? Talvez você já tenha visto fotos aqui com bebês pequenos no vaso e, bem, que fique claro sempre, cada família faz o que bem entender, contudo, minha obrigação é dar as dicas conforme meu entendimento, pesquisas, vivências e experiência pessoal e profissional de 6 vastos anos vivendo a #eliminationcommunication, por isso, você não vai me ver recomendando o uso do sanitário por menores de 1 ano, mas quer usar? Beleza pura! Além disso, ele é uma construção moderna! Nem bebês e nem crianças em processo de #desfralde "precisam" "aprender a usar o vaso", como não "precisam" aprender a usar os talheres. Da mesma forma, não é porque algo parece prático para nós que é seguro! Quer usar o vaso com seu bebê menor de 1a? Beleza, mas mantenha ele elevadinho como na imagem, já basta o fato de que vc vai usar as mãos no manejo do vaso, não precisa TB fazer seu pitoquinho tão sensível entrar em contato com os riscos desse ambiente, tá bom?Ah, e lembrem-se, cuidador sempre atrás! Sempre! Não sabe as razões? Bora estudar que eu te explico! Viu por aí recomendação de colocar bebê de 4 meses no vaso e o pior, de frente pra você? Foge que é cilada!

Tá certo, ma e se o bebê tiver mais de 1 ano?

Lembramos que nosso objetivo é único e exclusivo de auxiliar nossos #filhos no momento em que ele precisam fazer xixi ou cocô, não posicionamos quando queremos, não é possível acelerar uma evacuação, não é possível criá-la quando queremos, apenas quando o bebê precisa respeitando completamente o processo fisiológico (lógica do físico)! Podemos chamar de #evacuação em #livredemanda! Quem demanda é o bebê não o cuidador! Desta forma, quando nossa cria tem a necessidade de se alimentar, alimentamos, quando tem necessidade de dormir, ninamos e, assim, automaticamente uma rotina se estabelece não é verdade? Também podemos afirmar que existe uma comunicação do bebê conosco e nossa com ele. Então, da mesma maneira quando ele precisa fazer xixi ou cocô, pronto, nós apenas auxiliamos também! Por isso essa técnica também se chama "elimination communication" ou "comunicação de eliminação". Se vocês gastarem uns minutos lendo esse blog vão saber que não tem absolutamente nada a ver com controle esfincteriano e menos ainda com desfralde ou aceleração de fases! É até chato ter que repetir isso em toda a postagem, mas meu objetivo é esse mesmo, informação com embasamento científico e propagação desse lindo e empático método de manejar o #xixi e o #cocô dos mini humanos desde o nascimento sem limites de idade para começar! Na imagem vocês podem conferir uma alternativa de posicionamento para o uso do vaso sanitário e, neste caso, se o seu bebê já tiver mais que #1ano já tem um pouco mais de imunidade para encostar ali, sem tantos riscos! Lembrem-se que preferencialmente o cuidador continua atrás.

Neste caso da imagem acima, usando o vaso ao contrário, especialmente no caso dos meninos, diminui o risco de lambanças extra vaso! Rsrsrs... Talvez essa posição fique desconfortável ou o vaso se torne pequeno em função do tamanho da mãe e ou do bebê, neste caso, se for possível, você pode optar por ter um banco na frente do vaso em que vc se senta enquanto o bebê faz #xixi e #cocô em paz! Sugiro que bebês menores de 1a não encostem no vaso e maiores já podem encostar! A melhor opção é sempre o #penico! Lembremos sempre que as imagens e textos são sempre sugestivos! Cada família irá se adaptar e encontrar a melhor maneira para auxiliar o bebê em casa, na rua, na chuva, na fazenda, ok? No livro e no blog têm várias opções de posicionamento!! Você prática #HN?

Muitas pessoas me perguntam como praticar na rua e vocês podem conferir na última imagem dessa postagem (o que não finda o assunto) uma ótima opção para a prática na rua

Para utilizar com em caso de banheiros públicos ou coletivos ou de terceiros! É o caso do banheiro do avião, do ônibus, da rodoviária, do shopping, do restaurante, da casa de um conhecido, etc. Dessa maneira o bebê é mantido com a coluna apoiada, o peso dele é sustentado pelas pernas do cuidador e a evacuação vai direto para o vaso, sem precisar encostar em nada, sugiro elevar todas as tampas e acentos para o sucesso da operação! Rsrsrsrs Não é a melhor posição para a coluna, mas consideramos que seja uma posição emergencial, tá tudo certo!! Não tem limite de idade nem para começar nem para parar de usar! Ah, funciona também para casos de parques, moitinhas, lixeiras e meio fio da calçada! hehehe Vou contar um segredo pra vocês: A minha fiha preferia essa posição para fazer o xixi da madrugada, às vezes funcionava muito melhor do que o penico ou o vaso. Ah, eu tenho até hoje a lembrança de uma vez em que eu estava muito apertada para fazer xixi em plena pracinha (parquinho) no centro da cidade de #SãoBorja no interior do RS e minha mãe precisou me segurar assim na moitinha! Eu deveria ter uns 5 anos! Lembro até hoje da cena! Interessante como simples atos ficam gravados na nossa memória né? E você, que tipo de memória quer deixar guardada nos seus filhos quando o assunto for xixi e cocô? Alguém aí já precisou usar essa posição? Me contem tudo! Quer mostrar o universo da #HN pra todo mundo? Comece marcando o povo todo aqui!!

compartilha esse post❤️ #desfraldecomhn #bebesemfralda #paisefilhos #criacaocomapego #desfraldeguiadopelobebe #hnporfernandapaz #hncomespecialista #xixinopenico #coconopenico #fisiologia #conscienciacorporal




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square