Perguntas frequentes sobre Higiene Natural

April 11, 2018

 

Higiene Natural é um universo novo  

Por isso são muitas dúvidas em torno desse assunto! Nada melhor do que a leitura para desmistificar e conhecer melhor esse método tão amplo e tão lógico. 

O livro do Bebê sem Fralda tem todas as informações completas com embasamento científico, opiniões pessoais de mães praticantes e de profissionais que incentivam a prática.

 

Selecionei algumas das principais perguntas sobre Higiene Natural que possivelmente são suas dúvidas também, aproveite! E se curtir, compartilha.

 

O que mais gera questionamentos são detalhes práticos do cotidiano:

 

1 - O BEBÊ FICA SEM FRALDAS?

Não! Ele não precisa ficar sem fraldas, ao contrário, usa fraldas como todos os bebês, a diferença é que seus pais e cuidadores estão atentos para atender as evacuações e com isso as fraldas se tornam apenas aliadas para os escapes que eventualmente não são captados. 

 

2- ROLAM MUITOS ESCAPES/ACIDENTES?

Então, se simplesmente deixar um bebê sem fralda em cima da cama, ele vai fazer xixi em cima da cama. Se tirar a fralda de um bebê e o largar no chão, ele vai fazer no chão. Se deixar sem fralda e atender as necessidades, não vão rolar acidentes, mas se você nem sabe ainda os sinais, não vale o risco. Os escapes não são raros, porém, são sempre responsabilidade dos pais, pois bebês não controlam esfincteres. Taí a razão de eu não recomendar bebês som fraldas e sim a retirada da fralda no momento da necessidade somado à possibilidade de ajudá-lo. O nome "Bebê sem Fralda" é para gerar a curiosidade e trazer vocês para a leitura.

 

3 - É NECESSÁRIO DEIXAR O BEBÊ NU OU DE BUNDA DE FORA PELO MENOS EM ALGUM MOMENTO DO DIA?

Não, jamais, aliás, talvez eu seja a única pessoa no mundo a defender HN de fraldas... As fraldas são como qualquer outra peça de roupa para o bebê. Elas foram inventadas para os pais não se sujarem, então usamos por isso para que não seja um uso abusivo ignorando-se o bebê na sua necessidade de evacuar. Tiramos as fraldas somente no momento da evacuação e depois a vestimos novamente

 

4 -.SUJA-SE MAIS ROUPAS?

Não, pelo contrário, não há vazamentos, não há cocô imprevisto, nem explosivo daqueles que escapa por todos os lados, por isso não se suja lençol, nem a roupa da mãe, nem a roupa do bebê e para quem usa fraldas de pano melhor ainda, pois a maioria dos cocôs já são feitos no penico na fralda passam a ser muito raros, só se lavam fraldas sujas de xixi.

 

5 - COMO SABER QUE O BEBÊ PRECISA EVACUAR?

Para responder essa pergunta vou utilizar um trecho do livro que escrevi que você encontra clicando aqui:

 

Essa é a parte mais delicada da HN porque os sinais de evacuação são muitos e cada fase que o bebê vive traz consigo o seus sinais. Porém, existem os sinais individuais e os universais também. A grande sacada é que os pais não esperem sinais óbvios, tipo, cara feia pra cocô e cara de surpresa pra xixi, longe disso, é preciso se ligar nas sutilezas dos comportamentos dos bebês.
 Sinais universais de cocô: bebê fica vermelho, solta gases, se espreme, faz força, som de pigarro, tem cólicas, se arqueia pra trás durante a mamada, faz biquinho.
 Sinais imperceptíveis de cocô: irritabilidade, ansiedade, choro excessivo, cólicas, agitação, insônia, nervosismo, bebê se arqueando ou com espasmos abdominais, agressividade, gritinhos, concentração, teimosia.
 Sinais universais de xixi: acordar do sono profundo ou soneca (aconteça o que acontecer, bebê acorda e faz xixi), mexer demasiadamente mãos e pernas, se mamar no peito: solta-peito-pega-peito um milhão de vezes, ou pegar o peito forte com a boca enquanto empurra a mãe com mãos e pés ou, ainda, trocar de peito sem fim, morder o seio, dar tapa, mamar infinito (chupeitada). Se o bebê toma mamadeira, recusa a mamadeira, se arqueia pra trás, chora na mamada.
 Sinais imperceptíveis de xixi: bebê que só quer colo, não aceita ficar no sling, não se rende ao sono, choroso, irritadiço, ansioso, quando já come vira a cara pra comida ou empurra a comida com a língua, chorinhos, gritos" (PAZ, 2017-  Trecho do
Livro do Bebê sem Fralda).

 

6 - QUANTO TEMPO LEVA PARA LER OS SINAIS DO BEBÊ?

Depende de muitas questões, como, por exemplo, o empenho do cuidador. De qualquer forma, são muitos os sinais universais. Mas pergunto, quanto tempo uma mãe leva pra identificar os sinais de fome de um filho? Da vontade de arrotar? Do sono? Vai depender de "N" fatores né? E o pai então, será que ele sabe identificar a demanda do bebê? É imprescindível iniciar e procurar ter consistência na prática, que, como o nome diz é uma "prá-ti-ca", ainda que seja realizada parcialmente a HN apresenta ótimos resultados para quem está disposto a praticar, mas sem treinar, nunca saberemos! Não depende dos bebês, nunca, sempre de nós, cuidadores.

 

7- SE COLOCAR FRALDA ÀS VEZES SIM, OUTRAS NÃO, CONFUNDE O BEBÊ?

Não, para o bebê que pratica higiene natural uma fralda ou uma cueca/calcinha não mudam nada, ele não tem a ideia tipo "hum, vou fazer xixi agora porque esse advento da modernidade vai absorver os líquidos e assim eu não vou me sujar!!" O bebê faz xixi quando há a necessidade de fazer, estando de cueca ou fralda, simples assim. Cabe a nós identificar quando há essa vontade. Aí entra a HN, auxiliando essa necessidade!! Evitando o contato direto do bebê com urina/fezes, dando consciência corporal a ele, pois, se ele usar fralda constantemente sem ter auxílio nas evacuações, aí sim gera confusão e o desfralde posterior vai ser difícil pra todo mundo!

 

8 - POSSO FAZER COM UM BEBÊ QUE ACABOU DE COMPLETAR 1 ANO OU NESSA FASE JÁ SE CARACTERIZA DESFRALDE? 

HN nunca é desfralde, pode ser praticada com maiores de 1 ano sim, sem problemas, porém o processo de atuação é um pouco diferente porque primeiro será preciso habituar o bebê a essa nova realidade de captação de evacuações, acostumando-o a sentar no peniquinho, por exemplo, sempre que acordar, mesmo que não coincida a oferta do penico com a vontade de urinar. Será um processo mais lento e exigirá ainda mais determinação dos cuidadores, respeitando ao máximo o bebê e apenas tentando - pouco a pouco - proporcionar uma evacuação limpa e digna, sem fazer disso um trauma, sem pressa, nem pensando em desfralde, apresentando o bebê à realidade de um banheiro ao conhecimento das suas evacuações. Neste ponto, pensamos da seguinte forma: Se o nosso filho de 03 meses já tivesse 3 anos já usaria o banheiro e nós pais estaríamos praticando HN, porque, na verdade, identificaríamos os sinais e saberíamos os momentos costumeiros (ao acordar, antes de dormir, durante o banho, após refeições, etc.). A grande sacada é entender que com um bebê de meses é a mesma coisa, a diferença é que VOCÊ começa cedo, aprendendo a respeitar todas as necessidades fisiológicas do seu filho e ele não desenvolve o hábito de evacuar em si próprio, o que vai fazer com que o desfralde seja guiado por ele mesmo!

9- COMO É NA HORA DE SAIR NA RUA?

Mesma resposta anterior, se você tiver uma criança maior, na hora da necessidade a levará ao banheiro, ou árvore, ou meio fio, ou matinho, que seja, de alguma forma seu filho vai ter que fazer xixi, com um bebê é igual. Bebês não são um barril furado com água dentro, dá tempo de levá-los ao banheiro, se não der, farão na fralda. Leia mais, é importante entender esse processo .

10 - COMO É NA HORA DE DEIXAR O BEBÊ COM OUTROS CUIDADORES OU CRECHE
?

Se você tem um bebê que é APLV, por exemplo, quem o cuidar vai ter que respeitar isso e não dar nada de leite ou derivados, se você optar pelas fraldas de pano, quem o cuidar terá que trocar fraldas de pano e com HN é igual, se você contratar uma babá, ela deverá agir conforme as regras/costumes da casa ou ainda que seja, avó, pai, madrinha... Se você disser que seu filho deve ser levado ao penico ao acordar ou quando apresentar x e y comportamentos ou antes do banho, é isso que tem que ser feito. Claro que não nesse radicalismo, mas com conversa e carinho explicamos as razões e como funciona essa relação dos nossos bebês e suas evacuações e como gostaríamos que fosse feito com eles. É preciso muito diálogo e explicação do que foi escolhido pela família. Porém, nós sabemos que é muito raro que outras pessoas aceitem e entendam quando o bebê precisa evacuar, então, não se preocupe, caso necessário, o bebê fará tudo na fralda pois ele não tem controle, lembra?

 

                         -------------------------------//-------------------------//--------------------------------

 

Enfim, são tantos e tantos assuntos relacionados à Higiene Natural que temos muito o que falar ainda!! Conheça todas as postagens do BLOG,  leia também os depoimentos e conheça nosso facebook e canal do YouTube

Selecionei as perguntas mais frequentes, mas você ainda pode mandar sua dúvida, ok?!!

E se estiver praticando e precisando de ajuda, não hesite, contrate uma consultoria, ficamos uma hora batendo papo e esclarecendo todas as suas inseguranças, tá bom?!!

HN é o melhor caminho, acredite, as recompensas são incríveis e a resposta se dá através de um bebê que dorme melhor, chora menos, mama bem, se comunica e fica mais calmo, sem contar que ainda temos vasta economia de produtos e fraldas e a conexão entre nós e nossos bebês se estreita!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O bebê não avisa sempre que precisa fazer xixi. Entenda...

March 3, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags