Qual a idade ideal para o desfralde?

March 1, 2018

Sabemos que o desfralde precoce não é recomendado. Porém já existem estudos que refletem que o desfralde tardio também seja maléfico para o bebê. E o que seria precoce ou tardio no que diz respeito ao desfralde?

Questões a observar:

# Há controvérsias sobre o que é precoce. De 1 a 2 anos? De 2 a 3 anos?

# Desfraldar um bebê pode ser estressante, cansativo e traumático para os pais e, principalmente, para o bebê;

# Estudo comprovou que desfralde tardio também é negativo, gerando como uma das consequências a incontinência de urgência.

# Praticar Higiene Natural é recomendado no sentido de fazer uma transição lenta para o desfralde;

 

 

Desfralde

 

 

Vamos falar de desfralde? Tenho falado muito da higiene natural para bebês menores de 01 ano. Mas, muitas pessoas pedem dicas para o desfralde. Tenho estudado bastante e acompanho muitas famílias que passam por esse processo. Então, aos poucos vou falando mais sobre o tema.

Especialistas divergem com relação ao que seja desfralde precoce. Se uma linha de profissionais considera que a criança só tem controle esfincteriano (capacidade de segurar xixi e cocô) por volta dos 04 anos, antes disso qualquer tentativa de desfralde não seria precoce?

Sim! E não! Desfraldar pode ser um processo muito traumático que, embora o bebê não tenha frustração aparente, as consequências podem surgir a curto, médio e longo prazo. E os problemas são enurese noturna (xixi na cama) anos a fio, constipação fecal (dias sem fazer cocô), incontinência urinária (incapacidade de controle do xixi) e muitos outros como, por exemplo, o caso de pessoas que já na vida adulta não conseguem fazer cocô fora de casa e sempre que viajam sofrem com intestino preso.

Sim, tudo isso são questões que precisam ser consideradas, são consequências de desfraldes precoces e/ou traumáticos.

 

Desfralde é coisa séria!

 

Se for mal encaminhado ou forçado gera traumas e problemas de ordem emocional, psicológica e física. Por isso, analise com carinho para proporcionar o melhor ao seu bebê!

As fraldas descartáveis estão disponíveis em livre acesso no mercado há pouquíssimos anos e, portanto, é fácil encontrar estudos sobre o uso de fraldas nos mais variados temas e nas mais variadas disciplinas, são ensaios com relação à alergias, infecções do trato urinário, processo industrial/químico, descarte e dados estatísticos em áreas como psicologia, urologia, pediatria, pedagogia, neurologia, etc.

Por isso, como vamos falar de desfralde com responsabilidade vou mencionar um estudo relativamente recente publicado no “Journal of Pediatric Urology (2009)” entitulado “Later toilet training is associated with urge incontinence in children”[1] (BARONE, J.G, JASUTKAR, N. e SCHNEIDER, D., 2009), que numa tradução livre seria: “O desfralde tardio está associado à incontinência de urgência” e  foi desenvolvido com o objetivo de determinar se o desfralde tardio está associado à vontade forte e repentina de urinar em crianças maiores que não têm consciência corporal e não sabem que precisam fazer xixi antes de já estarem demasiadamente apertados, o que gera muitos escapes.

Para isso, os autores buscaram debates científicos sobre o tema, nos ensinando que os primeiros estudos sobre treinamento de banheiro surgiram em 1930 e os estudos mais recentes indicam que os pais estão desfraldando seus filhos cada vez mais tarde. Os autores contam que nos anos 80 o treinamento de banheiro ocorria por volta dos 26 meses (2 anos e 2 meses) do bebê, comparando ao ano de 2003 que a idade indicada para desfralde era 36,8 meses (3 anos e 8 meses), a diferença é considerável. Alguns ensaios sugeriram que o treinamento de banheiro tardio poderia estar associado ao desenvolvimento de disfunções urinárias, comprovando que as consequências negativas são:

 

- O aumento da incidência de ITU’s (infecções do trato urinário);

- O aumento da probabilidade de Pielonefrite (ITU que atinge os rins);

- A possibilidade de danos renais de curto ou longo prazo.

 

Por isso, BARONE, JASUTKAR e SCHNEIDER, D. (2009), buscaram identificar se o desfralde tardio também está relacionado à incontinência de urgência. Assim, analisaram crianças com idades de 04 a 12 anos que buscaram por consulta urológica pediátrica para este mal.

Seus pais responderam um questionário abrangente sobre demografia, idade, sexo, etnia, número de outras crianças em casa, nível socioeconômico (renda familiar, nível educacional dos pais e status de trabalho), frequência de incontinência urinária, presença de sintomas monossintomáticos, enurese noturna, história familiar de incontinência urinária ou enurese noturna monossintomática e idade de início do treinamento do banheiro. Também tiveram de identificar o método de treinamento do banheiro usado para criança. Foram apresentadas duas opções:

 

a) uma abordagem para a criança: treinamento iniciado quando a criança apareceu pronta e disposta a treinar e, a partir disso seguindo num processo continuo de treinamento do banheiro.

b) uma abordagem para os pais: treinamento iniciado quando os pais estão prontos para começar a treinar e alcançar a formação levando a criança ao banheiro em intervalos regulares e definidos.

 

Foram analisadas 157 crianças denominadas de “controles”, pois tinham controle esfincteriano total e 58 crianças denominadas de “casos”, pois apresentavam incontinência de urgência. Casos e controles foram combinados por idade, sexo, raça, renda e escolaridade da mãe.

 

# Casos de incontinência de urgência:

* 31,7m - idade média de iniciação do desfralde;

* 50% - abordagem orientada para os pais;

* 29,3% - abordagem orientada para a criança;

* 15,5% - combinação de ambas as abordagens;

 

# Casos de controle:

* 28,7m - idade média de iniciação do desfralde.

* 56,1% - abordagem orientada para os pais.

* 34,4% - abordagem orientada para a criança.

* 7% - combinação de ambas as abordagens;

 

É possível observar que a diferença de porcentagem entre os métodos de abordagem utilizados não é muito grande, mas o método orientado para os pais foi utilizado na maioria dos casos de controle. Além disso, esse estudo traz informações valiosas pois é o primeiro a fornecer evidências sobre o treinamento de banheiro tardio associando-o à incontinência de urgência.

Especificamente, os dados confirmam a hipótese de que o Treinamento/Desfralde após 32 meses (2 anos e 8 meses) está associado com incontinência de urgência. O treinamento em higiene foi iniciado apenas 3 meses mais tarde para os casos em que as crianças apresentaram incontinência de urgência entre 4 e 12 anos de idade. O que foi considerado estatisticamente significativo.

A idade média do INÍCIO do treinamento do banheiro para crianças com incontinência de urgência foi de 31,7 meses em comparação com 28,7 Meses para as crianças que tinham controle. Os autores também mencionaram Relatórios dos Estados Unidos, Brasil, Suíça e China indicando que a idade média para o desfralde é de 36,8 meses, colocando a ampla disponibilidade e conveniência das fraldas descartáveis como possível explicação para esse desfralde tardio e a incontinência de urgência.

O desfralde tardio também está relacionado a um risco aumentado de diarreia infecciosa entre crianças na creche (as famosas viroses). Os ensaios também revelaram que o início do desfralde aos 27 meses (2 anos e 3 meses) pode não ser benéfico e fornece pouca vantagem, porém, após os 32 (2 anos e 8 meses) aumenta o risco de incontinência de urgência. Esses dados podem ser úteis para determinar quando começar o treinamento do banheiro seria a idade ideal, então, essa janela entre os 28 e os 32 meses?

Bom, precisamos pensar que estes estudos analisam casos de crianças que foram fraldadas. Elas tiveram o hábito das fraldas incutido nelas. Por certo que vai ser um grande transtorno retirar esse hábito depois. Envolve fatores de cunho emocional, psicológico, afetivo e físico. As fraldas são um apego, um costume, uma parte de si. Por isso, mais uma vez a Higiene Natural se apresenta como vantagem já que as fraldas não se tornam hábito para o bebê.

 

HN x Desfralde

 

Em primeiro lugar, é preciso repetir inúmeras vezes até que fique claro, Higiene Natural NÃO é desfralde. Nem visa o desfralde. O hábito para um bebê praticante de HN é se comunicar com seus cuidadores e ser atendido no momento das evacuações. Portanto, o bebê guiará o seu desfralde, de posse do conhecimento do próprio corpinho, mas usa fraldas desde sempre.

É por isso também que a HN está indicada para o desfralde visando dar primeiro consciência corporal ao bebê sem esperar dele uma atitude, substituindo assim o desfralde tradicional que visa apenas um treinamento e permitindo aos bebês que antes de tudo conheçam aquilo que lhes foi ocultado por todo esse tempo: o processo de evacuação.

A HN pode ser praticada por bebês de qualquer idade e vai trazer inúmeros benefícios. Então tudo isso que vocês já leram sobe desfralde com música, com adesivos, com festinha, com premiação e levando o bebê o tempo todo no banheiro, deixando o bebê sem fralda urinando nas pernas e no chão. NÃO! Esqueçam! Pratiquem higiene natural.

É preciso abrir a cabeça para pensar de uma forma mais abrangente, entendendo que fraldas são aquisições modernas e inventadas para que os pais e cuidadores não se sujem e que as evacuações são necessidades fisiológicas tais quais a fome, o sono ou a sede, portanto, precisamos atender. 

Um dos segredos para começar é sempre tentar captar o xixi de quando a criança acorda!

 

 

 

[1] BARONE, J.G, JASUTKAR, N., SCHNEIDER, D. Later toilet training is associated with urge incontinence in children. Jornal of Pediatric Urology, 2009. Disponível em: http://www.jpurol.com/article/S1477-5131(09)00356-8/fulltext

***Joseph G. Barone e Niren Jasutkar são da Divisão de Urologia, Seção de Urologia Pediátrica, Robert Wood Johnson Medical School - EUA, juntamente com Dona Schneider da Escola Bloustein de Planejamento e Política Pública, Rutgers University - EUA.

 

 

 

 

 

Gostou desse texto, do estudo que eu trouxe e de toda essa informação?

Contribua para o desenvolvimento desse trabalho. 

Participe, comente, mande dúvidas, curiosidades, fotos, relatos, compartilhe nossas postagens!

Vamos todos juntos encontrar uma nova forma de atender as necessidades de evacuação dos nossos filhos!

Quer mais dicas?

Segue as hashtags #desfraldecomhn #bebesemfralda #bebecomfralda #atendaseubebe

#hnporfernandapaz

 

Adquira agora mesmo o primeiro livro do mundo sobre #eliminationcommunication ou #higienenatural totalmente em português e com embasamento científico, apoie essa materna!

www.bebesemfraldabrasil.com/e-book

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O bebê não avisa sempre que precisa fazer xixi. Entenda...

March 3, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags