Xixi o tempo todo? Sinais, razões e funcionamento da bexiga do bebê.

December 5, 2017

 

Percebo que a maior dúvida sobre Higiene Natural é com relação aos sinais de xixi e para falar sobre eles vou explicar um pouco sobre o funcionamento da bexiga do bebê, porém, antes, vou explicar como acontece com o uso de fraldas e em seguida também vou contar alguns segredinhos que envolvem os xixis e seus sinais! Rumbora!

----------------------------

 

Os bebês fazem xixi o tempo todo, levando muitos pais a optarem por deixar os filhos com a mesma fralda por mais tempo visando economia. O que desencadeia estresse pra criança, assaduras, fungos, infecções urinárias entre outros problemas. No livro do Bebê sem Fralda eu conto um pouco as razões para isso, vejam:

 

"Muitos xixis:
Reiterando sempre: o bebê não possui controle esfincteriano de retenção ou travamento, esses movimentos só acontecem involuntariamente. Porém, eles possuem capacidade física e neurológica de liberar ou relaxar os esfíncteres. Outro detalhe é que a bexiguinha possui micro folículos ou sensores que emitem sinais ao cérebro para que ele dê o comando aos ureteres para levarem a urina à uretra quando as comportas ainda não atingiram a capacidade máxima, por essa razão os bebês fazem muitos xixis pequenos muitas vezes ao dia. Somado a isso, com o uso das fraldas ele precisa fazer xixi nele mesmo, de forma que molha, num primeiro momento aquece e no segundo momento esfria aquela superfície que ele veste (fralda descartável ou de pano). Então, mais ou menos como acontece com o cocô, o xixi acaba saindo em prestações, porque, além do fato da bexiga enviar os comandos de esvaziamento antes de atingir a capacidade máxima, o bebê libera um pouco de xixi e involuntariamente segura o restante, fazendo disso um ciclo sem fim de xixis eternos. Mães relatam “meu filho faz xixi a cada 20 minutos”, bom, não é o seu filho, são todos os bebês fraldados" (PAZ, pg. 18 e 19, 2017).

                                            

Atender o xixi da mesma forma que atendemos a fome e o sono, proporcionando tranquilidade para que o bebê possa urinar com o períneo e os esfíncteres relaxados, de forma natural, fazendo um som familiar que acalme a criança e capturando a urina no intuito de auxiliar sempre, é sem dúvida uma forma de levar a HN com responsabilidade. Conforme as famílias optam por praticar HN esse quadro de muitos xixis pequenos muda e então os intervalos entre os xixis aumentam e eles são feitos em maiores quantidades. Nada mais justo, já que ao ser atendido o bebê consegue eliminar mais urina de uma vez só, demorando mais tempo para precisar urinar novamente e, o melhor, avisando mais, só precisamos estar com as antenas da percepção ligadas:

 

"Xixis maiores e em maiores interalos;
É muito esclarecedor um trecho do livro de Ingrid Bauer¹² que foi uma das precursoras no processo de nomear a Elimination Communication na obra “Sans couches c’est la Liberté!” (2006), sobre a questão da fisiologia da eliminação dos bebês, no que tange ao xixi especialmente, transcrevo a seguir uma tradução livre retirada de sua fala:


'Pensamos que a necessidade de fazer xixi está atrelada ao fato da bexiga estar cheia, contudo, a bexiga não é simplesmente um contentor que cheio transborda e provoca a micção. Tanto em adultos saudáveis quanto em crianças, é uma dilatação progressiva da bexiga que estimula os receptores de estiramento, gerando vontade de fazer xixi. A primeira vontade de urinar vem quando a bexiga atinge a metade de sua capacidade máxima, por isso, é preciso entender a bexiga como um “dispositivo” inteligente no corpo, sabendo que sua dilatação só é desagradável quando esse volume triplica. Desta forma, assim como sentimos vontade de urinar antes de atingirmos a capacidade máxima da bexiga, também podemos eliminar essa urina assim que tivermos vontade.
Uma vez que estamos com a urina acumulada, as paredes da bexiga começam a esticar e estimular um reflexo involuntário e o esfíncter interno da uretra relaxa levando a urina até o esfíncter externo, que por sua vez é composto por um músculo estirado que pode ser controlado conscientemente (voluntariamente). Nesse ponto, tomamos a decisão consciente de urinar, relaxando o esfíncter externo da uretra que libera a urina. Os bebês têm essa mesma capacidade de relaxar o esfíncter externo consciente e voluntariamente para liberar a urina acumulada. Eles rapidamente aprendem a associar esse relaxamento com um som sugestivo ou uma postura familiar. Este mecanismo é a base para a Comunicação da Eliminação (EC)' (BAUER, 2006).

 

12 Ingrid Bauer escreve e regularmente dá palestras sobre parentalidade consciente, saúde, vida, comunicação natural e não violenta. "Sem fraldas, a liberdade!" É seu primeiro livro. Ingrid estudou literatura, mas para ela, seu treinamento real vem da vida real: viajar ao redor do mundo, nascimento e apoio aos filhos, vida na natureza, escrita, relações nutritivas com os outros e viver com sua família em uma ilha na costa oeste de British Columbia, Canadá.

 

Neste sentido, um dos benefícios de médio prazo com a prática da HN é o fato de que o bebê compreende que tem necessidade de urinar, mas, no começo ele faz muitos xixis em pequenos intervalos e com o tempo,passa a fazer poucos xixis em maiores intervalos, pois a capacidade de suportar a bexiga enchendo é maior. Quando são recém-nascidos, antes mesmo que a bexiguinha atinja a capacidade máxima, eles já sentem necessidade de evacuar, mas com o tempo de prática esse padrão muda e o bebe fará seus xixis em ocasiões pré-determinadas, assim como uma criança maior ou um adulto".(PAZ, pgs 33 e 34, 2017).

 

Certo, entendido que:

-O bebê não controla e não segura o xixi;

-A bexiga envia comandos de esvaziamento antes de encher totalmente;

-O bebê é capaz de avisar o xixi com antecedência;

-Ele consegue relaxar quado escuta o som que lhe é familiar;

 

Já temos meio caminho andado para saber que o xixi não é tão difícil assim.

Ok, e quais são os sinais de xixi?

Este conteúdo também está no livro digital do Bebê sem Fralda Brasil que custa apenas R$22,44 para você apoiar esse projeto (www.bebesemfraldabrasil.com/e-book); 

Vou dar uma palinha:

 

 Sinais universais de xixi: acordar do sono profundo ou soneca (aconteça o que acontecer, bebê acorda e faz xixi), mexer demasiadamente mãos e pernas, se mamar no peito: solta-peito-pega-peito um milhão de vezes, ou pegar o peito forte com a boca enquanto empurra a mãe com mãos e pés ou, ainda, trocar de peito sem fim, morder o seio, dar tapa, mamar infinito (chupeitada). Se o bebê toma mamadeira, recusa a mamadeira, se arqueia pra trás, chora na mamada.
 Sinais imperceptíveis de xixi: bebê que só quer colo, não aceita ficar no sling, não se rende ao sono, choroso, irritadiço, ansioso, quando já come vira a cara pra comida ou empurra a comida com a língua, chorinhos, gritos (PAZ, pg. 29, 2017).

 

Além disso, eu já venho falando há um tempo, o xixi está diretamente relacionado ao hormônio ADH ou vasopressina ou hormônio antidiurético e ele causa um "micro-estresse" no bebê...Mas, isso é assunto que já está nos outros post e que também falarei nos próximos...

Vamos por partes!!

 

Higiene Natural é vida, entender que somos capazes de atender as necessidades fisiológicas de evacuação dos bebês é incrível, um divisor de águas nas nossas vidas, uma quebra intensa de paradigmas. 

Acreditem nesta prática, leiam, se empoderem, arrisquem, os resultados são imediados e muito positivos.

 

#bebesemfralda ele fica com fralda sim!

#higienenatural é acohimento!

#eliminationcommunication é comunicação de eliminação!

#hnporfernandapaz única especialista no assunto no país!

#xixiamigo e fala muito!

#sinaisdexixi são fáceis de perceber!

 

Curta o face, compartlhe:

www.facebook.com/bebesemfralda

 

Siga o insta:

https://www.instagram.com/bebesemfraldabrasil/

 

E o youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCu2uJckEl4KAcUgL8Qhne

 

Conheça o site e adquira o livro:

www.bebesemfraldabrasil.com

 

Fernanda Paz

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O bebê não avisa sempre que precisa fazer xixi. Entenda...

March 3, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags